Zagueiro esteve em campo na decisão de 2009, mas não conseguiu a taça. Agora, identificado e respeitado, o jogador lidera o Furacão em busca do título inédito
O zagueiro Thiago Heleno será o primeiro jogador do Athletico a pisar no estádio Monumental de Guayaquil na decisão contra o Flamengo no sábado, às 17h (de Brasília).
Cada vez mais identificado com o Furacão e capitão da equipe que pode entrar na história do clube paranaense, o defensor busca no Equador o título que lhe escapou em 2009, quando ainda defende as cores do Cruzeiro.
Nascido em Sete Lagoas, Minas Gerais, e formado nas categorias de base da Raposa, Thiago Heleno foi titular no segundo e decisivo jogo da Libertadores daquele ano – na época ainda disputada em jogos de ida e volta.
Depois de empatar sem gols em La Plata, na Argentina, o Cruzeiro recebeu o Estudiantes no Mineirão e, mesmo saindo na frente, sofreu a virada e perdeu o título continental.
De lá para cá, a equipe de Minas Gerais não mais conseguiu chegar à decisão da Libertadores. Já Thiago Heleno, após ganhar experiência em passagens Corinthians, Criciúma, Figueirense e sete temporadas defendendo o Athletico, conseguiu a vaga na final em setembro deste ano ao derrubar o atual bicampeão Palmeiras em pleno Allianz Parque.
Por conta de uma lesão no ombro no clássico com o Coritiba, o defensor ficou quatro meses longe dos gramados e jogou apenas quatro dos 12 jogos do Athletico na competição continental. Apesar dos números, Thiago Heleno é uma das armas da equipe comandada por Felipão para parar o estrelado ataque do Flamengo e conquistar o título inédito.
Respeito e exemplo
Além de sua capacidade e força física que o próximo00 é próximo da marca de 3 jogos pelo Furacão, o zagueiros do elenco. Aos 3, é dele a voz ativa nos bastidores, em um discurso no vestiário o tempo subir a campo, nas reuniões antes de 4 anos no CT do Caju ou nos treinamentos e jogos.
A influência do zagueiro nos bastidores também se dá na relação com os mais jovens. Os sete anos de Furacão, os títulos conquistados e a identificação com o garoto o fazem ser um espelho aos fãs. Em uma equipe recheada de talentos, é de Thiago Heleno a tarefa de puxar a orelha ou oferecer proteção quando necessário.
O grupo e a comissão técnica reconhecem no atleta as características e, por isso, a função de manipulação será uma fila dos titulares do Athletico nos momentos em que antecede a decisão. Em seu 43º jogo internacional pelo Furacão, Thiago Heleno lidera o tempo na tentativa da conquista que seria o maior título da história do clube.
Família
Pai de duas meninas, Thiago Heleno vai realizar o sonho de ter um menino, o Gustavo Heleno. A esposa Ana Paula Almeida contou como é o General fora dos gramados.
– Ele é calmo, muito família, paizão e extremamente coração. Ele queria colocar o papel de parede de um campo todo 3D no quarto. São duas alegrias (a final e o filho que está vindo). Deixei um espaço reservado, aqui em casa, para a medalha da final – contou a esposa do zagueiro.
Aqui você pode Comprar Camisa Athletico Paranaense . Confira nossa Loja do Capita.