Novo esquema, novos objetivos: o que vimos de diferente no treino do Santos nesta quarta-feira

Resumo

Odair Hellmann monta o Peixe com três volantes, Lucas Lima à frente e dois atacantes

O Santos realizou um treino tático na manhã desta quarta-feira, no CT Rei Pelé. Sem jogos até o início de abril, o técnico Odair Hellmann quer aproveitar o tempo livre para implementar novas ideias, corrigir erros e melhorar as bolas paradas.
Na atividade desta quarta-feira, o elenco do Santos foi dividido em duas equipes, que se enfrentaram em campo reduzido. Odair Hellmann testou um novo esquema, com mais três volantes defensivos, Lucas Lima mais próximo ao ataque e dois atacantes.

O time titular do Santos testado por Odair Hellmann nesta quarta teve: João Paulo; João Lucas, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Rodrigo Fernández e Dodi; Lucas Lima; Lucas Barbosa e Marcos Leonardo.

Durante a atividade em campo reduzido, o objetivo foi melhorar a coordenação nas subidas de linhas e a pressão sobre o adversário. Odair Hellmann parou de treinar em momentos diferentes para dar orientações diferentes.
Com apenas dois atacantes, Lucas Barbosa e Marcos Leonardo movimentaram-se bastante no setor ofensivo. Eles não tinham posição fixa – nas laterais ou no meio. Quando um abriu de um lado, o outro fechou na área para tentar finalizar. Lucas Lima esteve em todos os momentos em seu “apoio”.
Os médios defensivos, neste esquema, têm, provavelmente, as funções mais importantes para que o Santos consiga vencer o adversário. Quando o time reserva saiu jogando, Camacho, Rodrigo Fernández e Dodi reduziram o espaço e tentaram fechar o lado escolhido pelo outro time.

O objetivo de Odair Hellmann é fazer o Santos pressionar mais a bola.

A marcação será por zona, não individualmente, mas sempre com o intuito de fazer com que o adversário em posse seja pressionado por um jogador, com a cobertura de dois do mesmo setor.
Em um jogo contra o Corinthians, por exemplo, se Fagner tentasse jogar pela direita, a ideia seria Dodi e Felipe Jonatan subirem nas linhas, apoiados por Rodrigo Fernández na cobertura e Camacho se aproximando pelo lado oposto.
No treino desta quarta-feira, Odair Hellmann trabalhou tudo isso e também a saída de bola sob pressão do adversário, já que a atividade foi realizada em campo reduzido.

Com mais três volantes defensivos, o time titular do Santos conseguiu ter consistência defensiva e contou com a criação de Lucas Lima para “alimentar” Marcos Leonardo e Lucas Barbosa, que não teve tanta responsabilidade na marcação.
Durante o trabalho, Odair Hellmann também priorizou as bolas paradas. O treinador não reservou um tempo específico para isso, mas deixou o jogo rolar e em momentos de faltas e escanteios repetiu várias vezes as jogadas para corrigir posições defensivas e ofensivas.

A equipe utilizada neste treino não deve ser a mesma que entrará em campo na estreia do Sul-Americano, no início de abril, pois Odair Hellmann ainda conta com várias ausências:

Mendoza: lesão muscular na coxa esquerda;
Lucas Braga: dor pubiana;
Ângelo: edema muscular na coxa esquerda;
Maicon: edema muscular na coxa direita;
Joaquim: lesão no tornozelo esquerdo;
Sandry: recuperando-se de fratura no rosto;
Carabajal: transição com fisioterapia;
Alex: lesão parcial no joelho;
Soteldo: recuperação de lesão no tendão do ombro.

Seleção brasileira vai enfrentar rivais europeus de primeiro nível em março de 2024

Como desenhar camisa de time

Técnico Mancini da Italia, compara jogador a Batistuta

Atlético-MG encaminha venda de Sasha ao Bragantino

Fulham e Andreas Pereira estão planejando uma transferência na próxima janela

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Loja do Capita
Eleita a Melhor Loja de 2023

Cansado de Pagar mais de R$450 em uma Camisa de Futebol? Confira as melhores opções e enorme variedade de Camisas e Produtos de Futebol pagando pouco.