Desta vez, vamos até a África do Sul, para falar sobre a Espanha de 2010, que conseguiu o título da Copa do Mundo.
Em 11 de julho de 2010, a Espanha venceu a Holanda na prorrogação e alcançou a posição mais alta do futebol mundial, ecoando o grito de campeão que ficou preso na garganta do torcedor.
Aquele time da Espanha já havia conquistado a Europa em 2008 e a safra prometia muito mais. Era um time muito talentoso, com grandes nomes em todas as posições.
A conquista da Copa do Mundo pela Espanha, colocou finalmente a Seleção no hall dos campeões mundiais que já contava com Brasil, Argentina, Uruguai, Alemanha, Itália, França e Inglaterra.
Neste texto vamos relembrar um pouco sobre o ”Fúria” que conquistou o mundo, fez história no futebol e eternizou o título mundial no coração dos torcedores.
Veja um pouco mais sobre a Seleção da Espanha 2010
Chegada à Copa do Mundo na África
Em 2008, 2 anos antes da Copa do Mundo que seria disputada na África, a Espanha tirou o estigma de “time amarelo” com a conquista da Euro 2008, contra a Alemanha.
Após a conquista, houve troca de treinador, saiu Luis Aragonés e entrou Vicente del Bosque, que manteve o estilo de jogo da Espanha, que já era uma característica bastante marcante.
Desta forma, a Espanha chegou como favorita à disputa do tão desejado título mundial, na África, em 2010.
Copa do Mundo: começo com o pé esquerdo
Apesar de todo o favoritismo da Seleção da Espanha no Mundial, a primeira partida já mostrava que não seria um caminho fácil.
Na estreia contra a Suíça, o time comandado por Vicente del Bosque apresentou um bom futebol, mas parou no remate do adversário e saiu derrotado por 1×0.
Nos jogos seguintes, duas vitórias convincentes sobre Honduras (2×0) e Chile (2×1) resultaram na classificação em 1º lugar do Grupo H.
Final contra a Holanda e conquista da copa
Na tão esperada final, a Seleção espanhola 2010 enfrentou a Holanda, seleção que havia vencido os 6 jogos na África do Sul e eliminado o Brasil nas quartas de final.
Foi uma partida tensa e muito disputada. Só no primeiro tempo, foram 5 cartões amarelos. Chances claras de gol apenas no segundo tempo, mas o jogo terminou 0 a 0 no tempo normal.
Na prorrogação, o jogo continuou semelhante aos 90 minutos. A Espanha teve mais posse de bola, chegou mais vezes, mas não conseguiu transformar chances em gols.
A Holanda, sempre perigosa nos contra-ataques, mas não conseguiu resultar em gol.
Iniesta salvador
Até que, faltando apenas 4 minutos para o apito final, finalmente saiu o gol do título. Fàbregas aproveitou o rebote da defesa holandesa, encontrou Iniesta dentro da área, que chutou forte e cruzou, para dar o título à Espanha e marcar seu nome na história.
Luis Enrique brinca com chance de concorrer à presidência da Espanha caso ganhe a Copa do Mundo
Escalação Lendária
Aquela seleção da Espanha de 2010 tinha um jeito único de jogar, com o ”tik-taka” que lhe dava a identidade de um time poderoso, que tinha qualidade e muita posse de bola.
Vamos à escalação daquele time que encantou, conquistou duas Eurocopas consecutivas (2008 e 2012) e conquistou o tão esperado Mundial em 2010 na África:
Iker Casillas; Gerard Piqué, Carles Puyol e Sergio Ramos; Busquets, Capdevilla, Xabi Alonso, Iniesta e Xavi; Davi Villa.
Quais jogadores da Espanha campeã em 2010 estão na Copa do Mundo de 2022?
Em busca do bicampeonato, La Roja chegou ao Catar completamente reformulada pelo técnico Luis Enrique
O período da Seleção espanhola 2010 fica na história do futebol espanhol como o mais vitorioso de sua seleção. E, justiça seja feita, representou uma hegemonia de títulos raros no futebol internacional. Entre esses anos, La Roja conquistou dois Campeonatos Europeus e, em 2010, sua primeira e única Copa do Mundo até então. O sonho para 2022 é costurar a segunda estrela acima do escudo.
Muita coisa mudou desde aquele título mundial em 2010, conquistado em terras sul-africanas na final contra a Holanda, para o time que chegou ao Catar agora em 2022. Entre os jogadores campeões mundiais com a seleção espanhola, apenas Sergio Busquets, veterano do Barcelona, ??segue em ação com a camisa da Espanha.
Agora com 34 anos, Busquets é um dos melhores meio-campistas da história do futebol espanhol e de sua geração. No entanto, ele foi criticado nos últimos anos por suas atuações em um Barcelona que não tem mais a força de antes. Mesmo assim, o camisa 5 segue como homem de confiança do técnico Luís Enrique – que inclusive o incluiu entre os titulares na estreia da seleção espanhola contra a Costa Rica, no Catar. Em 2010, Busquets já era titular e foi campeão mundial com apenas 21 anos.
O baixo número de nomes mais experientes, mesmo aqueles que passaram a ter chances na seleção espanhola após 2010, é o que motiva as maiores dúvidas em relação ao trabalho de Luís Enrique à frente do time selecionado. Mas o treinador, ele próprio um ex-jogador habilidoso, está ciente de sua responsabilidade: “Não vamos morrer de medo”, disse ele ao comentar sua convocação para o Catar.
A ausência mais sentida em Espanha para o Mundial de 2022, por opção do próprio Luís Enrique, é Thiago Alcântara, do Liverpool.
Seleção espanhola 2010 ainda em campo:
Além de Busquets, a grande maioria dos jogadores que venceram a Copa do Mundo pela Espanha em 2010 já podem ser considerados veteranos. Vários deles, inclusive, estão aposentados dos gramados, casos do capitão Iker Casillas e do meio-campista Xavi. O defesa Gerard Piqué recentemente também “pendurou as chuteiras”. Aqueles que ainda jogam profissionalmente são:
Pepe Reina (goleiro) – aos 40 anos, joga pelo Villarreal.
Raul Albiol (zagueiro) – 37 anos, joga pelo Villarreal.
Sergio Ramos (zagueiro) – 36 anos, joga pelo PSG.
Javi Martínez (meio-campista/zagueiro) – 34 anos, joga pelo Qatar SC.
Andrés Iniesta (meio-campista) – 38 anos, joga pelo Vissel Kobe, do Japão.
Fábregas (meio-campista) – 35 anos, joga pelo Como, da segunda divisão da Itália.
Juan Mata (meio-campista) – 34 anos, joga pelo Galatasaray, na Turquia.
David Silva (meia) – 36 anos, joga pela Real Sociedad.
Pedro (atacante) – 35 anos, joga pela Lazio, na Itália.
Fernando Llorente (atacante) – aos 37 anos, o centroavante está sem clube após deixar o Eibar.
Aqui você pode Comprar Camisa da Espanha com o melhor preço da internet. Basta clicar e comprovar.