Você sabia que as camisas de times de futebol são mais caras no Brasil do que no Chile, França, Inglaterra e Espanha?
Infelizmente, o país possui altos impostos, que influenciam bastante o preço final de diversos produtos, não apenas na área têxtil.
Controle das grandes marcas de esportes
Saiba que a venda de camisas não é o carro-chefe das marcas esportivas. A questão está muito mais relacionada ao marketing, exposição e estratégia comercial. Eles são estampados no uniforme como meio de divulgação, para que o sucesso da equipe e dos atletas esteja atrelado à imagem da empresa.
Em competições mais destacadas, a disputa entre as empresas é enorme. Tenha em mente que a diferença entre o valor cobrado pelo licenciamento versus o ganho é gritante. Seja por sorte ou planejamento estatístico, a fornecedora campeã da Copa do Mundo é a Adidas, com 5 torneios onde sua logomarca estava no uniforme do time vencedor:
2014 – Alemanha
2010 – Espanha
1998 – França
1990 – Alemanha
1978 – Argentina
Em relação à venda de produtos, as marcas têm um valor fixo, um preço mínimo de venda. Portanto, os comerciantes não podem reduzir a margem de lucro para diminuir o valor do produto. Na verdade, nem é permitido oferecer promoções nos modelos atuais. Somente quando houver uma nova versão do uniforme a loja poderá fazer ofertas como comprar o modelo Y e ganhar desconto no X.
“Acho que sou o único escritor que já fez isso”, explica McDermid.
“Eu estava no campo de treinamento de Raith e, como acontece com muitos clubes de futebol escoceses nas divisões inferiores, arrecadar fundos é sempre um desafio”.
“Tínhamos um patrocinador de camisetas que não queria continuar, então resolvi fazer eu mesmo. É ótimo. Ganhei muito dinheiro com o que investi e isso acabou gerando publicidade para meus livros.”
“Percebi que minha história teve muito impacto quando recebi uma ligação do New York Times”, diz o escritor.
“Preços ridículos”
Mas enquanto McDermid fez todo o possível para divulgar seu nome, outros fãs têm que se contentar com camisas oficiais vendidas em lojas de clubes e outras redes de roupas esportivas.
Para esses fãs, o investimento é alto se quiserem renovar o guarda-roupa a cada temporada: a peça não sai por menos de US$ 100.
McDermid diz acreditar que os preços das camisas dos grandes clubes costumam ser “ridiculamente altos” para os torcedores e que isso acaba prejudicando o apoio ao time.
O aumento do preço das camisas e a frequência com que são trocadas é uma questão delicada para os clubes, principalmente os da Premier League, a primeira divisão do futebol inglês.
O custo Brasil e o preço das camisas dos times de futebol
Em nosso país, sempre que falamos de preços, culpamos o Custo Brasil, a começar pela alta carga tributária, como afirma Jean Makdissi Júnior, da Associação dos Lojistas do Brás em São Paulo em camisas do ceará e fortaleza, por exemplo: “Normalmente, o imposto acumulado varia de 35% a 40% e em alguns casos pode chegar a 60%. O principal vilão do preço é a cadeia tributária.”
Ainda segundo Makdissi, outro problema é a infraestrutura. Questionado se valeria a pena abrir uma fábrica no país, ele respondeu: “Hoje não. As grandes marcas fabricam seus produtos no Sudeste Asiático. Mesmo com impostos de importação, é melhor importar. Lá, a mão de obra é mais barata e mais eficiente.”
Além disso, graças à grande demanda pelos produtos da equipe, as grandes marcas multinacionais e nacionais praticam a política comercial de preço mínimo, estabelecendo-se um status por meio do controle de preços. Dessa forma, o comerciante não pode reduzir sua margem de lucro para tornar o preço do produto mais atrativo.
Camisas cada vez mais caras
Desde a temporada 2011/12, o preço das camisas dos clubes da Premier League aumentou 18,5%.
Segundo pesquisa de Peter Rohlmann, analista de marketing especializado em artigos esportivos, uma camisa custa em média US$ 68 nesta temporada.
E quais são os mais caros?
Manchester City, Manchester United e Tottenham Hotspur lideram a lista. O preço varia de R$ 80 a R$ 88.
Mas não é apenas o preço das camisetas que está mudando. O número de camisas oficiais da equipe também vem aumentando.
Inicialmente, a terceira camisa era usada apenas em casos excepcionais: ou para evitar que duas equipes se confundissem ou para evitar usar as mesmas cores das equipes locais.
Mas, atualmente, esta regra de ouro já não é válida e os clubes recorrem a esta opção com cada vez mais assiduidade.
Edições comemorativas também estão se tornando frequentes.
A recente revelação de uma camisa azul do Manchester United para comemorar a temporada de 1968, a um custo de mais de US$ 145, gerou uma reação entre os torcedores.
Mas apesar do fato de que os preços das camisas subiram no futebol inglês, eles ainda estão longe de serem os mais altos do mundo do futebol.
Em outras partes da Europa, os fãs gastam mais. Na Itália, eles pagam em média US$ 90 por camisa, enquanto na França e na Alemanha podem custar entre US$ 91 e US$ 95, respectivamente.
“As razões para o aumento contínuo dos preços dos uniformes esportivos são variadas”, argumenta Rohlmann. “O aumento do número de patrocinadores nas camisas força esse aumento de preço.”
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