Time emplaca maior sequência de vitórias em uma só temporada em sua história e faz melhor campanha da fase de grupos da Liga dos Campeões. Reforços compensaram saída de peso
O Napoli vem impressionando o futebol europeu neste início de temporada. O time do técnico Luciano Spaletti faz campanha histórica na Champions League — garantiu vaga nas oitavas de final com duas rodadas de antecedência — e lidera o Campeonato Italiano.
O Napoli não só se classificou para as oitavas da Champions. Fez isso com a melhor campanha na competição até agora: quatro vitórias, 17 gols a favor e quatro gols contra. Goleou o Liverpool, atropelou o Ajax duas vezes e venceu o Rangers fora de casa.
É a primeira vez em sua história que o time italiano venceu os quatro primeiros jogos pela Liga dos Campeões.
— Os jogadores foram capazes de fazer algo imenso. Existe o desejo e a determinação de ir bem nesta competição — disse Spalletti, em entrevista à emissora Sky Sports após a partida contra o Ajax.
Essa foi a oitava vitória seguida da equipe italiana em 2022/23. É a primeira vez em sua história que o Napoli emplaca uma sequência assim na mesma temporada. O recorde de triunfos consecutivos no geral é de 12 jogos, obtido entre abril e outubro de 2017.
O time segue invicto na temporada. Lidera o Campeonato Italiano com 23 pontos: sete vitórias, dois empates, 22 gols pró e sete contra.
Napoli até agora em 2022/23
- Jogos: 13
- Vitórias: 11
- Empates: 2
- Gols marcados: 39
- Gols sofridos: 11
Reforços que encaixaram
O desempenho impressiona ainda mais quando leva em consideração as saídas da última janela de downloads. O grupo perdeu o zagueiro Koulibaly, o Fabián Ruiz volante e o atacante Milik. Antes disso, também foram embora em 2022 Insigne e Mertens — maiores artilheiros da história do clube, com 122 e 148 gols, respectivamente.
Mas o Napoli foi certeiro no mercado na hora de buscar reposições. Investiu cerca de 68 milhões de euros (R$ 344,3 milhões hoje) e trouxe o zagueiro Kim, o volante Anguissa e os atacantes Giovanni Simeone e Raspadori, entre outros nomes.
O mais emblemático deles é o atacante Kvaratskelia. O georgiano de 21 anos vem encantando um ponto de ser chamado de “Kvaradona” pelos torcedores do tempo, em referência a Diego Maradona. Ele marcou sete gols e deu duas assistências em 13 jogos pela equipe. Foi eleito o melhor em campo nesta quarta-feira contra o Ajax.
Aqui você pode comprar camisas de times italianos. Confira nossa Loja do Capita.
Pai de Gerson reclama de técnico e cogita saída do Olympique de Marselha