No 21o minuto do primeiro jogo de Graham Potter como treinador do Chelsea, seus novos fãs começaram um canto curioso
seus novos fãs começaram um canto homenageando o homem que estava encarregado deles pouco mais de uma semana antes, Thomas Tuchel.
O treinador alemão disse que ficou devastado por ter sido demitido e Potter terá uma tarefa considerável para igualar as conquistas de um antecessor que guiou o Chelsea à glória da Liga dos Campeões durante seu dramático tempo no comando.
Adequado e assistindo atentamente da área técnica que ele agora pisará mais, Potter viu os jogadores que herdou perder uma primeira vitória de sua campanha europeia de 2022-23, pois foram mantidos em um empate 1-1 contra o RB Salzburg.
Potterball chegou à Stamford Bridge? Quais jogadores se apresentaram para Potter no primeiro jogo da era pós-Tuchel? O Sporting News examina a cena.
Jorginho: O plotter de Potter em campo?
Entre os momentos mais urgentes de orientação de Potter, quando ele implorou aos seus jogadores que comprimissem linhas e fechassem o espaço, Jorginho foi o jogador que ele chamou para receber instruções, batendo a cabeça enquanto falava com o mais profundo de seus meio-campistas.
Yves Bissouma se tornou de longe o jogador mais impressionante sob Potter no meio-campo de Brighton, estabelecendo o padrão e procurando cobrir grande parte do campo na temporada passada em um papel na frente da defesa que convenceu o Tottenham a gastar £25 milhões no Mali no verão.
Potter pode ter escolhido Jorginho como um jogador com a inteligência para entender fundamentalmente sua visão do jogo e manter o Chelsea em movimento.
Nenhum sentimento para nomes de alto perfil
Ben Chilwell, Wesley Fofana e Kalidou Koulibaly foram todos descartados por Potter em sua primeira seleção de equipe como gerente do Chelsea, representando £148 milhões em contratações — os dois últimos sob o novo proprietário Todd Boehly.
A vontade de Potter de abandonar grandes nomes não será uma surpresa para aqueles que seguiram a remodelação de seu time em Brighton, onde ele expulsou abruptamente Mat Ryan – o pilar de goleiro de sua estabilidade inicial na Premier League – em favor do então não testado Robert Sanchez, que havia sido emprestado no Forest Green Rovers e Rochdale.
Vários jogadores que foram fundamentais na promoção de Albion do Campeonato também foram movidos por Potter no que pareciam atos potencialmente tolos de bravura na época, e Neal Maupay – o único atacante do clube a atingir números duplos durante as últimas duas temporadas – foi autorizado a se juntar ao Everton.
A boa notícia para os jogadores deixados de fora é que, exceto façanhas hediondos de bratidão ao redor do campo de treinamento, eles estão quase sempre de volta à formação inicial logo depois como parte do estratagema de Potter de manter os gerentes da oposição adivinhando.
Os zagueiros devem ser mestres de passes
Koulibaly e Fofana não se cobriram de glória durante a derrota para o Dinamo, e Potter pode ter sido justificado em substituí-los por Marc Cucurella e Thiago Silva apenas nessa performance.
Thiago parecia um ato de classe em seu retorno e sua sedosidade na bola e olho rápido para o passe correto são combinados por Cucurella, o jogador da temporada para Potter em Brighton no último mandato antes de se tornar o zagueiro mais caro da história.
Potter exige que seus defensores possam avançar com a bola com confiança e identificar oportunidades para lançar ataques. Basta perguntar a Shane Duffy, muitas vezes um farol de confiabilidade, mas jogado fora por seu gerente por causa de sua tendência a jogar passa sob pressão na multidão, em vez de um companheiro de equipe.
É uma qualidade que Potter nutre no campo de treinamento. Quando o Brighton quebrou seu recorde de transferências para fazer de Adam Webster uma de suas primeiras contratações sob Potter em agosto de 2019, a metade central começou sua carreira com um nível de incerteza que custou seus gols paralelos quando ele emergiu com a bola e foi esleão pelos atacantes da Premier League.
Essas manchas são uma memória distante agora para Webster, um jogador que ficou à frente do capitão de sua equipe, Lewis Dunk, como candidato a uma chamada para a Inglaterra. O dele é um conto para os defensores do Chelsea, enquanto o de Duffy pode agir como um aviso.
Espera-se que Kepa também tenha muito mais da bola se ele mantiver seu lugar no gol à frente de Edouard Mendy.
Potter não terá gostado de ver o goleiro mais caro do mundo fazer um hash de um passe para Jorginho durante o primeiro tempo em um erro que teria permitido a Salzburgo uma corrida livre no gol, mas pela intervenção de uma bandeira de offside.
A queima lenta de Potter leva tempo ex treinador do Brighton
Embora seja um exagero dizer que o número de fãs do Seagulls vaiando Potter durante seus momentos mais difíceis em Brighton foi algo maior do que insignificante, a impaciência indiscutivelmente cresceu de acordo com alguns dos piores anos civis da forma de casa da história do clube.
Boehly foi acusado de surdez depois de sugerir a introdução de um jogo All-Star da Premier League, mas o presidente do Chelsea certamente atenderá aos apelos de paciência com Potter, um homem que prefere projetos e filosofias à gratificação instantânea.
Havia, no entanto, razão para esperar um impacto imediato – e talvez essa antecipação tenha se refletido nas vaias que foram ouvidas de uma minoria de torcedores do Chelsea enquanto o apito em tempo integral espiavam.
Os nervos dos fãs do Swansea sobre sua primeira temporada após o rebaixamento da Premier League não foram totalmente aliviados pela decisão do clube de colocar Potter no comando de seu primeiro grande emprego na Inglaterra. Eles começaram com vitórias sucessivas muito necessárias como parte de uma derrota em sete jogos.
Em Brighton, os fãs escreveram ao conselho para avisá-los do grave erro que cometeram com o choque de demissão de Chris Hughton, um treinador justamente reverenciado por ganhar às Seagulls a vaga de primeira linha que haviam perseguido há muito tempo e mantê-los na primeira divisão.
A forma de Brighton despencou no final da última temporada de Hughton e grande parte do futebol que eles jogaram desde a promoção vencedora não tinha sido ambiciosa, tornando as vitórias uma novidade cada vez mais rara. A vitória 3-0 no Watford na primeira partida de Potter no comando reescreveu o roteiro.
Os jogadores gostam de trabalhar com Potter em um nível pessoal e profissional, sua confiança crescendo a cada vitória sob sua orientação.
Potter disse de antemão que não é um gerente que pede tempo. Ele vai esperar que ele seja dado de qualquer maneira pelos torcedores do Chelsea — e que essas palavras não voltem a assombrá-lo.
Que tal, comprar camisa do Chelsea ? Confira nossa Loja do Capita.
O que caminhava para uma vitória enorme virou uma grande decepção ao Dortmund, castigado por Haaland