Treino de futebol: Como fazer um bom treino e arrebentar na pelada

Resumo

Hoje a resenha vai ser sobre treino de futebol. Isso aí, prepare seu bloco de notas ou pegue o papel e caneta para anotar tudo e destruir seus amigos quando for disputar aquele rachão com a turma. 

Você quer treinar e melhorar suas habilidades no futebol? Quero mostrar para você como deve ser o treinamento para quem pratica futebol e como melhorar seu jogo! O treino de futebol está cada vez mais específico por posição. Não só na parte técnica, como também na parte física. 

A especificidade do treinamento é importante para detalhar e estimular o atleta a desenvolver no treino de futebol o que ele vai realizar e desempenhar na hora que o bicho pegar dentro de campo.

Diretor do Bayern de Munique explica por que não contratou Cristiano Ronaldo

Milik é reforço da Juventus que chega para ser reserva

treino de futebol

Há uns 10 ou 15 anos, muitos esportes coletivos (futebol/ basquete/ handebol) davam o mesmo treinamento para seus atletas. 

Ou seja, todos os jogadores, indiferente da posição, faziam o mesmo tipo de treino, os mesmos exercícios. Acreditava-se que já que todos deviam chutar a bola e correr em algum momento, todos devem ter o mesmo tipo de treinamento. 

Porém com o tempo se percebeu que esse não é o tipo ideal de treinamento pois não é muito eficiente e não atinge o potencial máximo do atleta, trazendo pouco resultado para o clube. Assim, com os anos passou-se a enxergar o atleta de forma individual.  

Para você melhorar seu futebol é preciso melhorar sua capacidade física de destaque e as capacidades exigidas da sua posição. 

Você gostaria de ter sido o próximo Ronaldo ou o próximo Neymar, mas acabou ficando somente na peladinha semanal com os amigos cervejeiros. E mesmo assim ainda se sente morto após uma partida, fica com dores musculares por 3-4 dias e sente que as articulações já não estão aquelas maravilhas.

Ok, você não é o único. Mas sinta-se esperançoso, pois esse quadro pode melhorar substancialmente com um bom treinamento de musculação.

Então vamos entender o que podemos fazer durante a semana para treinar os estímulos que realizamos no futebol e, principalmente, melhorar nossa condição física para o esporte.

Portanto, não podemos usar esse tipo de treinamento como referência. Algo mais próximo do que é feito na pré-temporada seria o ideal para usarmos no nosso planejamento.

Antes de iniciar vamos pensar nas características da modalidade:

  • Define: explosão muscular de membros inferiores (salto para cabeçada, chute forte ou corrida rápida para pegar um lançamento)
  • Dominante: resistência muscular (membros inferiores) e cardiovascular

O grande foco acaba sendo membros inferiores. Por isso, você, meu amigo que falta no dia de pernas da academia, vai ter que começar a mudar seu pensamento.

No futebol cada atleta tem uma capacidade física diferenciada: um é rápido nos tiros, outro é resistente, um é muito forte, outro é ágil nos dribles… cada posição exige uma certa capacidade física. Você quer um zagueiro forte para não cair em qualquer trombada, um atacante de saída rápida, um volante resistente que aguenta correr o campo o tempo inteiro durante toda a partida. 

Sabendo isso fica mais fácil entender como deve ser o treino de cada atleta. Alguns exemplos: 

  • Se você gosta de jogar no ataque, tem explosão muscular, mas a cada trombada sai voando: precisa aumentar a capacidade de força, potência e equilíbrio. 

Para aprimorar força e equilíbrio o treinamento funcional e a musculação são importantes; para melhorar a potência é importante praticar sprints com cargas e com mudança de direção em curvas.

  • Segunda – Futebol
  • Terça
  • Quarta
  • Quinta – Pernas
  • Sexta
  • Sábado – Pernas
  • Domingo

Futebol duas vezes por semana:

  • Segunda – Futebol
  • Terça
  • Quarta
  • Quinta – Pernas
  • Sexta
  • Sábado – Futebol
  • Domingo

Quem joga futebol duas vezes por semana pode focar somente no desenvolvimento muscular. Quem joga futebol uma vez é importante complementar o treinamento resistido com treinamento cardiovascular.

Pensando dessa forma, você pode organizar seu treinamento de membros superiores da maneira que você preferir. Realmente não vai existir uma receita geral, pois seria preciso analisar caso a caso o que a pessoa necessita desenvolver (lembrando que estamos nos focando em melhorar a performance no futebol).

  • Você é goleiro precisa treinar agilidade e tempo de reação (termo muito confundido com famoso reflexo).

Esse treino de futebol tem que ter muita mudança de direção, de preferência com o atleta que está cansado, em que a agilidade começa a ficar mais lenta e exige maior atenção. 

Esses foram alguns exemplos para você entender que cada atleta e cada posição em campo exige uma capacidade física que exigirá um treinamento específico. 

Perceba que eu só falei sobre as capacidades físicas, mas as habilidades de chutar, dominar, driblar também são importantes. Portanto o treino físico pode/deve ser feito com bola, uma coisa será dar um tiro sozinho, outra coisa é dar um tiro com a bola nos pés. 

É essencial ter um profissional orientando, você pode ter um treino personalizado para você e seu esporte, treinando onde quiser na Hora do Treino. Isso fará toda diferença.

Quer comprar chuteira de futebol para treinar ? Confira nossas opções na Loja do Capita.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Loja do Capita
Eleita a Melhor Loja de 2023

Cansado de Pagar mais de R$450 em uma Camisa de Futebol? Confira as melhores opções e enorme variedade de Camisas e Produtos de Futebol pagando pouco.