Vanderlei Luxemburgo foi um dos palestrantes desta quarta-feira na Brasil Futebol Expo

luxemburgo

Depois de desistir da candidatura ao Senado Federal pelo estado do Tocantins, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi um dos palestrantes desta quarta-feira na Brasil Futebol Expo, evento organizado pela CBF em São Paulo, e falou por mais de duas horas sobre o “DNA do futebol brasileiro”, seu desejo de retornar aos campos, e criticou muito o que chamou de “novas terminologias do futebol”. 

Em sua apresentação, Luxa traduziu termos utilizados por treinadores em atividade no futebol brasileiro e arrancou risos da plateia formada por estudantes de educação física, treinadores de equipes de base, investidores do futebol e também por jornalistas.

– Moderno é o caralho, terminologia não é porra nenhuma. Temos que falar o futebol da maneira de brasileiro. O “big field” é na Inglaterra, aqui no Brasil é “nois”, é ponta-esquerda, ponta-direita, centroavante. Estão falando que nós que temos 70 anos estamos ultrapassados, e estamos porra nenhuma.

Multicampeão por grandes clubes do país e com passagens por Real Madrid e seleção brasileira, Luxemburgo traduziu termos como “amplitude” para “abrir os pontas”; “circulação de bola” para “posse de bola/fica com a bola!”; “marcar em bloco baixo” como “marcar no seu campo” e “extremos desequilibrantes” como “pontas dribladores”. 

O treinador também fez questão de, a todo momento, defender as raízes do futebol brasileiro, o jogo ofensivo e o drible como recurso técnico. Como já havia feito em outros momentos de sua carreira, Luxemburgo rechaçou esquemas táticos como o 4-2-3-1 e o 4-1-4-1 dizendo que são utilizados desde a Copa de 1970 com outros nomes. 

Parceria com Haaland anima De Bruyne no City: “O nível vai subir”

– Duvido que alguém saia daí (plateia) e me mostre um esquema tático novo, não existe esquema tático novo. Eles (imprensa) ficam putos comigo, eu os enfrento porque eles têm medo de mim. Terminologia não é modernidade. A modernidade está na estrutura do Palmeiras, do São Paulo, do Corinthians, do Atlético-MG – argumentou.

Quando a plateia pode realizar perguntas, o treinador abriu o coração e disse que pretende retornar aos gramados o mais breve possível. 

– Não larguei a bola ainda, talvez eu volte. Essa porra é tão gostosa que dá vontade de voltar a estar dentro do campo – finalizou.

Melhores Calçados Esportivos de Campo de 2023

Veja quais são as traduções do Luxa:

Parceria com Haaland anima De Bruyne no City: “O nível vai subir”

Que tal, comprar Camisa do Brasil ? Confira nossa Loja do Capita.